• Augusto Guiraldelli

Você promove a colaboração entre sua empresa e fornecedores?

Atualizado: Mar 13

Sabemos que os fornecedores são elos importantíssimos em toda cadeia de suprimentos, independentemente de seu mercado de atuação, de quais produtos você fabrica, distribui ou vende. Não podemos operar sem a colaboração de nossos fornecedores, porém há muitos casos em que observamos fornecedores sendo tratados de maneira inadequada, com desdém, o que não traz benefícios para nenhum dos lados e culmina em consequências negativas para o próprio negócio. Então como garantir um relacionamento produtivo entre fornecedores e clientes?


Acreditamos que o trabalho em conjunto entre cliente e fornecedor é o caminho! A Supply Chain Game Changer publicou um case incrível que ilustra perfeitamente a importância e o valor agregado na colaboração entre empresa e fornecedor.


Um executivo responsável pela execução de operações de manufatura e supply chain estava reunido com sua equipe discutindo possíveis ações para otimizar seu desempenho financeiro. Surgiram duas frentes: a primeira consistia em endurecer condições e negociações com fornecedores; e a segunda foi uma nova estratégia que consistia em promover a colaboração entre clientes e fornecedores, na qual foi proposto o desenvolvimento de uma maneira de reduzir riscos de forma conjunta, também focando na qualidade de serviços prestados.


Dando início a abordagem colaborativa, foi criado um evento com as participações dos principais fornecedores da empresa em questão. No decorrer de tal evento foram divulgados os objetivos, problemas e desafios da empresa junto aos seus fornecedores, assim incentivando o diálogo entre todas as frentes envolvidas, mas claro, sempre incentivando a competitividade entre os fornecedores. Ao final do evento foram criadas diversas ideias através de brainstorms providos da interação dos fornecedores com a empresa.


Do ponto de vista do fornecedor, os feedbacks positivos foram consistentes. A nova abordagem foi mais inclusiva e construtiva, diferentemente das abordagens tradicionais de uma mesa de negociações, onde podem ocorrer conversas amigáveis e profissionais ou, por outro lado, conversas mais duras exigindo redução de custos...



Como foram compartilhadas com os fornecedores as reais circunstâncias da empresa, os mesmos absorveram as informações passadas e investiram em soluções, sentindo-se engajados. A colaboração também permitiu a percepção para além das condições que se esperava do negócio em si, foi valorizada e estabelecida uma relação mais próxima, como um igual e não apenas um terceiro.


No curto prazo foram percebidas melhorias nos custos dos fornecedores, sendo que parte dessas melhorias foram realizadas exclusivamente por eles próprios, sem solicitação da empresa cliente. O esforço colaborativo criou uma forte conexão que estreitou o relacionamento entre empresa e fornecedores, e abriu espaço para resultados que não seriam atingidos considerando apenas a mesa de negociação. O processo trouxe diversas melhorias para as mais diversas etapas de supply chain, como redução de custos, aumento da confiança e aprendizado, gerando benefícios mútuos. Em suma, a colaboração é uma estratégia vencedora para todos: você, sua empresa e seus fornecedores.


Por Augusto Guiraldelli e Joice Ribeiro




  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

+ 55 11 93424-2194

Rua Vergueiro, 2087 - 1° andar

Vila Mariana

CEP 04101-100

São Paulo, SP - Brasil

OPTIMUM SUPPLY 2020 | Todos os direitos reservados