Sabemos que os fornecedores são elos importantíssimos em toda cadeia de suprimentos, independentemente de seu mercado de atuação, de quais produtos você fabrica, distribui ou vende. Não podemos operar sem a colaboração de nossos fornecedores, porém há muitos casos em que observamos fornecedores sendo tratados de maneira inadequada, com desdém, o que não traz benefícios para nenhum dos lados e culmina em consequências negativas para o próprio negócio. Então como garantir um relacionamento produtivo entre fornecedores e clientes?
Acreditamos que o trabalho em conjunto entre cliente e fornecedor é o caminho! A Supply Chain Game Changer publicou um case incrível que ilustra perfeitamente a importância e o valor agregado na colaboração entre empresa e fornecedor.
Um executivo responsável pela execução de operações de manufatura e supply chain estava reunido com sua equipe discutindo possíveis ações para otimizar seu desempenho financeiro. Surgiram duas frentes: a primeira consistia em endurecer condições e negociações com fornecedores; e a segunda foi uma nova estratégia que consistia em promover a colaboração entre clientes e fornecedores, na qual foi proposto o desenvolvimento de uma maneira de reduzir riscos de forma conjunta, também focando na qualidade de serviços prestados.
Dando início a abordagem colaborativa, foi criado um evento com as participações dos principais fornecedores da empresa em questão. No decorrer de tal evento foram divulgados os objetivos, problemas e desafios da empresa junto aos seus fornecedores, assim incentivando o diálogo entre todas as frentes envolvidas, mas claro, sempre incentivando a competitividade entre os fornecedores. Ao final do evento foram criadas diversas ideias através de brainstorms providos da interação dos fornecedores com a empresa.
Do ponto de vista do fornecedor, os feedbacks positivos foram consistentes. A nova abordagem foi mais inclusiva e construtiva, diferentemente das abordagens tradicionais de uma mesa de negociações, onde podem ocorrer conversas amigáveis e profissionais ou, por outro lado, conversas mais duras exigindo redução de custos...
Como foram compartilhadas com os fornecedores as reais circunstâncias da empresa, os mesmos absorveram as informações passadas e investiram em soluções, sentindo-se engajados. A colaboração também permitiu a percepção para além das condições que se esperava do negócio em si, foi valorizada e estabelecida uma relação mais próxima, como um igual e não apenas um terceiro.
No curto prazo foram percebidas melhorias nos custos dos fornecedores, sendo que parte dessas melhorias foram realizadas exclusivamente por eles próprios, sem solicitação da empresa cliente. O esforço colaborativo criou uma forte conexão que estreitou o relacionamento entre empresa e fornecedores, e abriu espaço para resultados que não seriam atingidos considerando apenas a mesa de negociação. O processo trouxe diversas melhorias para as mais diversas etapas de supply chain, como redução de custos, aumento da confiança e aprendizado, gerando benefícios mútuos. Em suma, a colaboração é uma estratégia vencedora para todos: você, sua empresa e seus fornecedores.
Comments