• Augusto Guiraldelli

Você tem acompanhado as mudanças causadas pela digitalização?

Sabemos que a sociedade vem passando pela transformação digital há décadas, e que estas mudanças se intensificam com uma velocidade impressionante a cada dia. Lembro-me que por volta de 2012 comprei um computador novo e deixei o antigo com minha avó, que naquela época tinha praticamente familiaridade zero com dispositivos celulares ou computadores. Aos poucos fomos ensinando-a a ligar, digitar, apertar a tecla “enter”, o que era um navegador, Google, Youtube... E o mais importante para ela: como acessava o site da igreja para assistir aos cultos online. Naquela época me parecia um ato muito simples, já hoje, interpreto como um enorme passo da digitalização na sociedade.


Claro que estas mudanças também ocorreram no ambiente corporativo.


Falando especificamente da área de suprimentos, podemos observar diversas mudanças no setor nos últimos anos. Muitas empresas passaram a buscar ferramentas para otimizar a produtividade de seu time de compras, alinhando o setor com as necessidades de outras áreas, também gerando mais compliance, trabalhando seu BI e tornando sua tomada de decisão mais assertiva. Observando estas necessidades, o mercado passou a desenvolver ferramentas digitais específicas para atendê-las, como portais de fornecedores e marketplaces, que buscam gerar dinamismo e economia de tempo para compras simples.


Deixamos de enfrentar quilômetros de engarrafamento para trocarmos documentos e assinaturas, o que agora é feito digitalmente, e diante da pandemia do covid-19 ficou explicito o quão efetivas reuniões a distância podem ser. Simples ações como essas propiciam ganhos de produtividade e economia de tempo de 40% em atividades manuais, permitindo maior foco nas questões estratégicas que geram diferenciais competitivos para você e sua empresa. Em termos de compliance, a digitalização promoveu um nível que antes era inatingível por meios não digitais, agregando também segurança corporativa.


Esta evolução tem transformado a vida e as qualificações do profissional de compras, que passou a interagir com diversas ferramentas digitais, receber uma infinidade de dados, realizar estudos cada vez mais detalhados para gestão de riscos, savings e cost avoidance, previsão de cenários e outras infinidades de análises. Com o aumento de complexidade, há um crescimento no volume de informações e necessidade de uma boa gestão de dados, obrigando os profissionais de compras a se integrarem e capacitarem nesta nova realidade. Ter capacidade de interação e habilidades sociais para realizar integração com profissionais de diversas áreas, elaboração de estratégias de negócio, desenvolvimento de modelos específicos de compras para cada setor através das novas regras de negócio é fundamental, além de manter o bom relacionamento e parcerias com fornecedores, convergindo o melhor do mundo digital com nossas capacidades humanas.


E você? Está apto a atuar neste mundo cada vez mais digital?


Por Augusto Guiraldelli e Joice Ribeiro




  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

+ 55 11 93424-2194

Rua Vergueiro, 2087 - 1° andar

Vila Mariana

CEP 04101-100

São Paulo, SP - Brasil

OPTIMUM SUPPLY 2020 | Todos os direitos reservados